1,458
Views
2
CrossRef citations to date
0
Altmetric
Original Articles

A experiência do significado na dança circular

ORCID Icon & ORCID Icon
Pages iii-xvi | Accepted 22 Feb 2016, Published online: 02 Jul 2018
 

RESUMO

A dança circular, que deriva da tradição de danças folclóricas, é praticada em todo o mundo. Este artigo explora os significados que os participantes de danças circulares atribuem a ela. Foram realizadas entrevistas qualitativas com 39 participantes, focalizadoresFootnote1 e coordenadores de treinamento para focalizadores de danças circulares do Reino Unido. Aplicando-se uma abordagem construtivista da teoria fundamentada em dados, 3 categorias foram desenvolvidas representando, respectivamente, as experiências dos participantes, dos focalizadores e dos coordenadores de treinamento de dança circular. Este artigo aborda, especificamente, a primeira categoria, denominada “Não posso imaginar minha vida sem [as danças circulares]”, relacionada à experiência de 22 dançarinos. De uma perspectiva ocupacional, o estudo revela como os participantes tomam consciência de uma percepção de significado e da satisfação através do envolvimento na dança circular e da potencial contribuição desta ocupação para o bem-estar das pessoas.

This article is a translation of:
The experience of meaning in circle dance

Agradecimentos

Esta pesquisa faz parte de um estudo de doutorado realizado pela primeira autora no Centro de Pesquisa para Saúde e Bem-Estar,Universidade de Bolton. A primeira autora agradece a contribuição da Dra Lilian Magalhães, professora da Universidade Federal de São Carlos e editora associada do Journal of Occupational Science, por revisar e facilitar a publicação desse artigo em português. A primeira autora também agradece as revisões e comentários da Dra Eliane Dias de Castro, professora da Universidade de São Paulo, e de Leonardo José Costa de Lima, terapeuta ocupacional e mestre em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Notes

1. Focalizador é um termo utilizado no movimento danças circulares para fazer referência ao indivíduo que mantém o foco de uma vivência de danças circulares (Ramos, 1998). Esse termo teve origem na Comunidade de Findhorn (Findhorn Foundation, Citationnd, original em inglês).

2. O uso de gerúndios na codificaçāo da teoria fundamentada em dados é utilizado como uma estratégia para detectar processos, “transmitir uma forte sensaçāo de açāo e sequência” e preservar a “experiência de fluidez da experiência” dos respondentes (Charmaz, 2009, p. 76).

3. Éthos’, «costume», é palavra grega, das áreas da antropologia e da sociologia, aportuguesada para etos, sendo o «conjunto das características distintivas de um povo, grupo ou comunidade, nomeadamente no que diz respeito a atitudes, hábitos e crenças» (in Grande Dicionário da Porto Editora).

4. Lazer sério é um conceito proposto pelo sociólogo Robert Stebbins (Stebbins, Citation2007). Esse conceito nasceu de uma pesquisa qualitativa desenvolvida entre 1975-76 com pessoas engajadas em atividades de lazer. O termo ‘lazer sério’ surgiu de expressões utilizadas pelos entrevistados dessa pesquisa para ressaltar a importância de atividades de lazer na vida dessas pessoas. Para diferenciar os tipos de lazer, duas outras formas foram definidas: lazer casual e o lazer baseado em projetos. A definiçāo de lazer sério parte do principio que uma atividade de lazer, seja ela qual for, pintura, ciclismo, danças, é considerada substancial, interessante e realizadora o suficiente para obter um caráter sério ou significativo na rotina do participante (Stebbins, Citation2007).

Reprints and Corporate Permissions

Please note: Selecting permissions does not provide access to the full text of the article, please see our help page How do I view content?

To request a reprint or corporate permissions for this article, please click on the relevant link below:

Academic Permissions

Please note: Selecting permissions does not provide access to the full text of the article, please see our help page How do I view content?

Obtain permissions instantly via Rightslink by clicking on the button below:

If you are unable to obtain permissions via Rightslink, please complete and submit this Permissions form. For more information, please visit our Permissions help page.